22 de março de 2015

Você está atento à sua respiração?

Nosso corpo trabalha de forma tão natural e contínua que nos acostumamos, quantas vezes paramos para pensar em como é incrível estarmos vivos? Nosso corpo é um sistema que nenhuma máquina ainda é capaz de replicar. Um sistema inteligente, que luta para se regular e manter o equilíbrio interno, que tem sensações, emoções, produz pensamentos, ações.

Enquanto seus olhos estão focados nesse texto o seu corpo está em plena atividade. Seu pulmão leva novo ar, seu coração bate e faz com que seu sistema leve para cada célula aquilo que ela precisa. Milhões de células trabalham para manter os órgãos em suas funções. Seu cérebro está fazendo conexões. Mas nem sempre esta os conscientes de tudo o que acontece a todo tempo para existirmos aqui e agora. Você está atento à sua respiração?

Fonte: Reprodução/lounge.obviousmag.org
Se parássemos de respirar por alguns minutos, morreríamos. Mas conscientemente não podemos fazer isso, porque nosso corpo é inteligente. Se você contrair os músculos para segurar a respiração, quando chegar a mensagem que o oxigênio não está em quantidade adequada e que o gás carbônico precisa ser eliminado, seu próprio corpo faz com que a contração cesse e de novo você volte a respirar para manter o equilíbrio.

Não é preciso dizer então: Respira pulmão, bate coração, leva o sangue circulação, etc. Nem parar para pensar sobre isso. Podemos nos concentrar em outras coisas. Mas a consciência de todo esse sensacional conjunto que é o nosso corpo, te faz estar no aqui e agora com mais presença. Conectado consigo, com a vida, com sua essência. Com o valor das coisas simples que passam desapercebidas, com gratidão e encantamento.

Você está atento à sua respiração? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressar Impressão